Um tratamento de canal pode salvar um dente! Conheça as etapas do tratamento

29 de agosto de 2018

O dentista deu a sentença: você precisa fazer um tratamento de canal. Calma, calma; não precisa de pânico! A maioria das pessoas têm medo do procedimento, devido à fama de ser muito doloroso. No entanto, a endodontia evoluiu bastante e o tratamento de canal já está muito mais simples. Sabe como funciona?

O tratamento de canal tem a função de restaurar e preservar seu dente, evitando que se desenvolvam problemas mais graves. Ele é indicado quando a polpa, que é a porção viva do dente, é danificada de alguma forma. Essa situação pode ocorrer por diversos motivos, como cárie, trauma, hipersensibilidade e restaurações profundas.

Conheça cada etapa do tratamento de canal:

Anestesia: o tratamento de canal normalmente envolve anestesia para que seja possível acessar a polpa, que vai até a raiz do dente, sem causar dor.

Odontometria: após o acesso, é definido o tamanho real da raiz que está sendo tratada.

Instrumentação e limpeza: Nessa etapa são removidas as bactérias que ficam aderidas à parede do canal.

Obturação: Por fim, a obturação do canal é feita com um cone de guta percha, responsável por selar o conduto, evitando nova contaminação.

Antes de iniciar todo o processo de tratamento de canal, o profissional vai avaliar a saúde bucal do paciente. Em alguns casos, é necessária a utilização de uma medicação pré-operatória, com antibióticos, por exemplo. Essa medida é recomendada em casos de infecções mais severas ou a pacientes que possuam algum histórico de saúde que exija um cuidado maior.