Escovar bastante os dentes elimina a cárie?

29 de agosto de 2018

A resposta é não. Depois que a cárie surge, escovar os dentes mais frequentemente ou com mais força, não vai fazer com que ela desapareça. Na verdade, isso pode causar até mais problemas, como lesões na gengiva. A escovação, no entanto, deve ser realizada regularmente em conjunto com outras ações, como um método de prevenção contra a doença.

Afinal, prevenir é sempre o melhor remédio, principalmente quando o assunto é cárie, pois não é difícil evitar o surgimento desse quadro. Basta manter uma higiene bucal regular após as refeições, incluindo o uso do fio dental, ter uma dieta rica em frutas e consultar um dentista pelo menos a cada seis meses.

O que causa a cárie é o consumo excessivo de açúcar e higiene bucal precária. O açúcar é o combustível para as bactérias que corroem o dente, diminuem o pH e desmineralizam o esmalte do dente. Depois que esse quadro está instalado, a escovação não é capaz de eliminá-lo, porque a saúde bucal já está comprometida.

Para acabar com o problema, é necessário atuação de um profissional. A cárie só é eliminada pelo dentista, por meio de tratamentos odontológicos, invasivos ou não, dependendo da extensão da doença. Por isso, é importante começar a tratar o problema o mais rápido possível antes que o quadro se agrave e complique a recuperação tornando mais dolorosa ou levando à perda dentária.