(71) 3321-7652 / 3328-0101

Blog

Doenças gastrointestinais e os cuidados com a saúde bucal

29 de agosto de 2018

Por incrível que pareça, muitos problemas bucais têm a ver com as doenças gastrointestinais. Portanto, é comum alguns problemas estomacais causarem lesões ou anomalias na saúde da boca. O inverso também pode acontecer. Ao visitar o dentista, ele poderá avaliar os sinais das alterações gástricas na saúde da boca ou se os problemas estão sendo causados pelo uso de remédios.

Dependendo do que o dentista indicar, o ideal é procurar um especialista em doenças gastrointestinais, para tratar o problema na sua raiz. Abaixo, listamos algumas doenças gastrointestinais que afetam a boca e orientações sobre como preveni-las. Veja:

 

Refluxo gástrico – O refluxo é uma doença digestória crônica, caracterizada pela subida do ácido do estômago até o esôfago. Azia e regurgitação são sintomas desta doença, que é agravada por alimentos e bebidas muito ácidas, condimentadas ou gordurosas. O problema causa desgaste do esmalte do dente, da dentina e ainda pode irritar a gengiva e a língua.

 

Úlcera péptica – A úlcera é uma doença gástrica caracterizada por um rompimento bem definido, resultante de secreções crônicas. Ocorre devido ao uso contínuo de anti-inflamatórios, tabagismo, estresse e bactérias que entram no organismo através da boca. Desta forma, o controle da placa bacteriana é fundamental para a cura da doença. É preciso ter cuidado ainda com os antibióticos, pois podem causar sensação de boca seca e lesões na mucosa bucal.

2018 © Copyright. Odontolapa. Todos os Direitos Reservados.