(71) 3321-7652 / 3328-0101

Blog

Cirurgia Ortognática: Ortodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial

31 de agosto de 2018

Ortodontia e a Cirurgia Bucomaxilofacial são duas especialidades muito dependentes e que precisam caminhar juntas em várias situações. Ambas complementam-se e os planejamentos interdisciplinares dependem muito desses dois profissionais.

O que é a cirurgia ortognática?

Pode-se dizer que o termo “cirurgia ortognática” representa um grupo de procedimentos que o cirurgião bucomaxilofacial pode realizar no sentido de modificar os ossos maxilares, dentes e tecidos adjacentes do paciente. A oclusão (forma como os dentes se encaixam) também é importante, mas não é a única a ser considerada nesta fase de diagnóstico.

Quando ela é realizada, a relação entre os ossos maxilares é corrigida e a função mastigatória, a fonética, a respiração, bem como a estética facial são favorecidos.

Ela é indicada para quais pacientes?

Os pacientes que podem precisar deste tipo de procedimento são os que possuem discrepâncias esqueléticas (posicionamentos dos ossos maxilares) que provavelmente não poderiam ser corrigidas ou camufladas de outra forma, sem o auxílio da cirurgia ortognática.
Pacientes com problemas severos nos planos anteroposterior, vertical e transverso (Figura 1) podem precisar da cirurgia ortognática para que esses problemas sejam plenamente corrigidos.

2018 © Copyright. Odontolapa. Todos os Direitos Reservados.