Principais causa do Bruxismo

31 de agosto de 2018

Meu nome é Paulo Ramos, sou dentista da Rede Conquist Odontologia. A dica de hoje é para você que ao acordar, percebe que está com a articulação um pouco cansada, mais precisamente, estou falando daqueles músculos próximos da orelha. Ou se o seu marido/esposa relata que escuta barulhos de noite, enquanto você está dormindo, por ranger os dentes, saiba que este é o famoso hábito de Bruxismo.

Ranger e cerrar os dentes à noite é uma condição chamada bruxismo. Ocorre com várias pessoas em algum momento de suas vidas. A gravidade e duração do problema varia de acordo com circunstâncias individuais. Eis o que você precisa saber:

SINTOMAS DE QUE VOCÊ ESTÁ RANGENDO OU CERRANDO OS DENTES À NOITE

Dores faciais e fadiga, especialmente na área da mandíbula, são comuns devido ao atrito prolongado dos músculos. Muitas pessoas que sofrem de bruxismo acordam com dores de cabeça. Os dentes normalmente ficam doloridos, sensíveis ou moles. Eles podem trincar, lascar, ou apresentar desgastes no esmalte. Ao dormir seu parceiro pode notar sons altos quando seus dentes rangem, mas também é possível que isso ocorra silenciosamente.

PRINCIPAL CAUSA DO BRUXISMO

Normalmente o bruxismo tem um cunho emocional. Se a pessoa está passando por uma fase de ansiedade, muitas preocupações, ou de mudanças pessoais como conjugais e profissionais, podem desenvolver o hábito de bruxismo. Até crianças pequenas de 3 anos de idade as vezes já possuem esse hábito.

Fatores físicos normalmente incluem níveis de atividade física, nutrição, saúde como um todo e hábitos do sono.

COMO AMENIZAR O BRUXISMO

O que precisa ser avaliado é se você está se alimentando bem. Se está dormindo bem, com uma noite tranquila de sono, longa, sem muitas interrupções. Avalie também se está vivendo uma fase de muita ansiedade, que possa estar ocasionando o Bruxismo.

ALGUMAS FORMAS DE TRATAMENTO

A tendência é buscarmos algo que te auxilie a se tranquilizar, que o torne mais calmo e mais relaxado. O objetivo é evitar essa tensão no momento que for dormir, impedindo que transmita aos dentes através do ato de bruxismo. Faça algum relaxamento antes de se deitar, como yoga, um banho morno ou uma xícara de chá de ervas. Algumas pessoas dizem que colocar um pedaço de pano morno sobre suas mandíbulas ao ir dormir ajuda a reduzir o desgaste e o atrito.

Um dentista pode colaborar colocando uma placa de bruxismos, que impedirá o atrito entre os dentes de cima com os dentes de baixo, evitando que passem por um processo de desgaste.